Skip to content
Simular
auto
moto
casa
viagem
saúde
biker
acidentes pessoais

já conhece o ok! auto elétricos?

Frame 4947

declaração amigável de acidente automóvel
online é tudo mais rápido

o mundo está a mudar e a ok! também

Como preencher a Declaração Amigável?

A Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA), ou apenas Declaração Amigável, é um documento que deve ser preenchido quando os condutores dos veículos envolvidos no acidente estiverem de acordo quanto às circunstâncias e responsabilidade. É a partir desta declaração que as seguradoras envolvidas conseguem entender os detalhes do acidente e apurar responsabilidades. 

 

Se não entrar em acordo com o outro condutor, preencha a DAAA de qualquer forma para nos ajudar a ter os detalhes do acidente.  

Frente
Verso
Frente 1.1
1
Dados do Acidente
Data do acidente

Indique a data, hora e local do acidente. Se houver testemunhas ou feridos, adicione também os seus nomes e contactos.

2
Dados dos Veículos
Localização

A partir de agora, a declaração é dividida entre veículos A e B e a informação deve ser preenchida por cada condutor. Indique os dados do Segurado (que pode ser diferente do condutor), Veículo, Seguradora e Condutor.

3
Circunstâncias
Feridos

Esta parte é fundamental para que possamos entender o que aconteceu. Marque com uma cruz em tudo o que corresponder às circunstâncias do seu acidente e peça ao outro condutor para fazer o mesmo.

4
Esquema do Acidente
Danos materiais

Faça um desenho do acidente visto de cima, assinalando a posição dos dois carros e o ponto onde bateram. No ponto 10, marque o ponto do embate, indicando com uma seta em que parte do veículo se deu o contacto inicial e, por baixo refira todos os danos visíveis observados.

5
Observações e Assinaturas
Testemunhas

Adicione observações que considere relevantes e assine. Peça ao outro condutor para fazer o mesmo para que a declaração amigável seja considerada válida.

Verso 1.1
1
Dados dos intervenientes
Participante

Indique os dados do participante no sinistro, bem como do condutor e titular do registo de propriedade, no caso de serem pessoas diferentes.

2
Detalhes do acidente
Condutor

Forneça todos os detalhes que ajudem na resolução do sinistro, informando se as autoridades foram ou não chamadas, e se houve feridos ou se existiam danos anteriores nos veículos.

3
Feridos
Titular registo propriedade

No caso de existirem feridos, forneça os seus dados de identificação, lesões sofridas e se se tratam de ocupantes do(s) veículo(s) ou peões.

4
Informação adicional e assinaturas
Descrição do acidente

Acrescente informação adicional pertinente e assine.

Perguntas frequentes sobre seguro auto

Estamos cá para ajudar a responder

Onde posso obter o documento da Declaração Amigável (DAAA)?

Imprevistos acontecem e, por isso, é importante que tenha sempre consigo uma Declaração Amigável. Quando precisar de uma nova declaração, pode pedi-la gratuitamente numa das nossas lojas ou imprimir diretamente aqui. 

Também pode preencher a DAAA digitalmente através da app e-SEGURNET.     

Em que casos devo preencher a Declaração Amigável?

Se teve um acidente com dois ou mais veículos, deve preencher a DAAA em conjunto com todos os envolvidos. Se existir três ou mais veículos envolvidos, devem preencher outra DAAA com os dados do veículo C.  

Caso não tenham chegado a acordo quanto aos responsáveis pelo acidente, deve preencher a declaração na mesma, individualmente, para a ok! seguros conhecer os detalhes do seu acidente e poder ajudar da melhor forma. 

Devo preencher frente e verso da Declaração Amigável?

Para que possamos acelerar a resolução do processo, é fundamental que forneça o máximo de informações ao preencher a Declaração Amigável.  

Lembre-se que o preenchimento da frente do documento é obrigatório, caso os intervenientes tenham chegado a acordo, mas só é considerado válido se for assinado por ambos.   

Apesar de opcional, o verso da DAAA também deve ser preenchido, ajudando a esclarecer ainda melhor como aconteceu o sinistro. Estas informações complementares são úteis para acelerar a regularização do processo.

E se não houver acordo entre os condutores?

Caso não consiga chegar a acordo com o outro condutor, chame imediatamente as autoridades. 

Preencha a Declaração Amigável na mesma, individualmente, para a ok! seguros conhecer os detalhes do seu acidente e poder ajudar da melhor forma. 

Recomendamos que fotografe o local do acidente e os danos causados. 
Processo

E depois de preencher a declaração?

  • 1

    Guarda a sua cópia

  • 2

    Entregue a DAAA à ok! seguros

  • 3

    Análise do processo

  • 4

    Rede de oficinas

  • 5

    Se precisar de mais informação

1. Guarda a sua cópia

Guarde uma versão da DAAA e entregue o duplicado ao outro condutor, se aplicável. 

 

2. Entregue a DAAA à ok! seguros

Entregue a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA) à ok! seguros, tão rápido quanto possível, através da sua Área de Cliente.

3. Análise do processo

Após o envio da declaração amigável, as seguradoras envolvidas estabelecerão contacto para determinar quem é o culpado, tendo sempre em conta a informação e todos os detalhes fornecidos na DAAA.

 

4. Rede de oficinas

Com a nossa vasta rede de oficinas em todo o país, encontra um serviço rápido e especializado, avaliado 8,2/10 pelos clientes quanto à sua qualidade e tempo de reparação (Inquéritos de Satisfação).

Procurar oficina mais próxima

5. Se precisar de mais informação

Saiba tudo sobre as nossas Assistências do seguro automóvel, como participar um sinistro e o que fazer em caso de acidente.  

Aceder a Assistência e Sinistros